sábado, 13 de julho de 2019

Sobre fazer algo bem e mobilizar outras pessoas.


"O que quer que faça, faça bem feito. Faça tão bem feito que, 
quando as pessoas te virem fazendo, elas queiram voltar e ver você fazer de novo e 
queiram trazer outros para mostrar o quão bem você faz aquilo que faz."

- Walt Disney


  A frase acima é de autoria de um dos maiores criadores que já existiram.
  Apesar de não saber em que momento o autor a disse, ou pelo o que estava passando, ou a quem disse, foi como se conseguisse compreender seu pensamento. 
 Refletindo sobre a frase, sigo pensando a respeito daqueles que são nossas inspirações e se nossas atitudes permitem que nos tornemos inspirações a outras pessoas.


Registro Si-To tirado em algum momento de novembro de 2018.

   Já ouvi dizer que existe um problema em fotos, que elas congelariam um momento no tempo e espaço. Mas acredito que a grande sacada das fotos seja a de imortalizar certos feitos ou acontecimentos, fazer-nos relembrar sentimentos...
   Sobre a foto acima, lembro de estar mexendo com coisas de obra no Mo Gun e Si Fu sugeriu tirarmos a foto. Apesar de meus protestos de que estava "todo sujo" para uma foto, ele dissera que "se ele já não tivesse me dado um Nome-Kung Fu, este seria "Moy Todo Sujo" (risos).
  Neste período eu ainda tentava compreender e levar a frente as atividades do que Si Fu nomeara como "Coordenação de Ambiência Objetiva", que resumidamente, tratava-se de atividades que englobavam o zelo e a manutenção do Mo Gun.


Estudando a sequência do "Biu Ji" com os irmãos-Kung Fu Iuri Alvarenga e Bruno Brandão.

  Até o momento eu tenho abordado, sempre que possível, sobre meus entendimentos acerca do desenvolvimento do processo relacional. Esse momento não foi diferente.
  No entanto, seria muito fácil construir histórias em que tudo dá certo. Lembrar do dia em que almoçamos com Si Fu, das práticas, coisas tidas como boas, e esquecermos das broncas e puxões de orelha. Digo isso porque, a ponte estabelecida no início do projeto da Ambiência, já não era mais a mesma no término do ano de 2018, e fui me ausentando até afastar completamente.
  Fazendo uma reflexão, acredito que o fator principal para meu afastamento gradativo das atividades tenha sido minha inabilidade de não conseguir mobilizar outras pessoas a integrarem o projeto e levá-lo adiante.



Momentos antes do voo para São Paulo decolar - Março/2019.
  

   Pude ouvir recentemente de Si Fu que "o Kung Fu é uma manifestação física, antes de mais nada". E, neste caso em específico, mobilizar outras pessoas é fruto de um Kung Fu advindo de um longo processo de refinamento. Essa foto, para mim, é uma das muitas maneiras que o Kung Fu pode vir a se manifestar. Estive em lugares e com pessoas que apenas havia imaginado. Meu Eu dizia "melhor não ir", porém o artista marcial ainda em desenvolvimento dentro de mim disse "Vai!". E foi a este último que dei ouvidos.
  E tem sido um trabalho manter a mesma conexão estabelecida naquela viagem.
 Por fim, eu diria que a crença no processo relacional materializada por Si Fu torna compreensível a da frase de Walt Disney "fazer bem feito até que as pessoas voltem e tragam mais pessoas para vê-lo fazendo". Este fazer bem feito implicaria, eu suponho, na capacidade incrível de Si Fu de mobilizar outras pessoas a externalizar a sua própria natureza, pois é mais legítimo deixar a pessoa descobrir seu próprio caminho, e o Ving Tsun Kung Fu se encaixa bem nessa definição, acredito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário