segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Fundação do Conselho de Membros Vitalícios da Família Moy Jo Lei Ou: a história em movimento.

    Durante as considerações de encerramento da Reunião Preliminar de Fundação do Conselho de Membros Vitalícios da Família Moy Jo Lei Ou, si hing Thiago Silva parafraseou Si Tai Gung Moy Yat quando este disse que "tudo o que fazemos é história". 
   E eu não poderia discordar de ambos, evidentemente. Minha natureza de historiador não permitiria!
    O mais incrível e que fez despertar a ideia para este texto, é que, no início do século XX, ocorrera um movimento historiográfico, revolucionário para o campo dos estudos históricos, denominado Escola dos Annales (no original École des Annales), cujos principais historiadores argumentavam que desde as mais simples, até as mais complexas ações desenvolvidas pelo homem, é história. Em alguns casos ela é identificada por História Nova, onde este novo método de fazer história, debruça-se e apoia-se em todo o tipo de conhecimento já construído, não incorrendo no erro de negar o que foi aprendido, mas sim, utilizá-lo como potencial para novas práticas. 
     Estariam estes teóricos exercitando seu Kung Fu?


Foto da Primeira Reunião do CMV.


    Si Fu abordara temas importantes na reunião antes da fundação formal do Conselho, prevista para o próximo mês, por isso seu caráter preliminar. Dentre eles destaco a data de fundação do Conselho, por exemplo, onde ele ressaltou o simbolismo e o significado deste novo momento, mencionando que o próximo ano será regido pelo signo do Rato, do elemento metal, segundo o horóscopo chinês. O ano que está por vir aponta, justamente, para uma ruptura com o passado ao iniciar um novo momento. Coincidentemente ou não, quando inicialmente abordei que a Nova História está preocupada em entender todas as correntes historiográficas antecessoras, sem, no entanto, rejeitá-las, eu observo estas características em Si Fu, pois ele está sempre refinando um trabalho já realizado, ou como mencionado na reunião, um de seus próprios valores e que serão estendidos ao Conselho: a "intenção de aprimoramento constante", este sendo outro destaque da reunião.
    Acredito que fez sentido usar este jogo de assimilações na introdução para dar ênfase aos diversas temas que foram abordados por Si Fu na constituição deste momento tão único e histórico para nossa Família neste primeiro momento. Não à toa, "histórico" foi a qualidade ressaltada pelos participantes, como o próprio si hing Thiago Silva, quem, com o seu parafrasear, me deu o potencial para este texto.
    A qualidade da reunião, da disposição e das pessoas que estão envolvidas neste processo - direta ou indiretamente -, sem dúvidas, serão muito importantes para nortear o trabalho que há muito vem sendo desenvolvido, pois o Kung Fu se trata, também, de uma manifestação física.


SIGAMOS JUNTOS, FAZENDO A HISTÓRIA!